SEO é uma das estratégias mais importantes do Marketing Digital e que está em alta. No último ano, seu interesse cresceu 55%, segundo o Google Trends.

Definição de conceito: o que é SEO (Search Engine Optimization)?

SEO é um conjunto de técnicas e estratégias de marketing digital para que sites e páginas fiquem melhor posicionadas nos mecanismos de busca nos resultados orgânicos. Seu funcionamento envolve uma série de pilares, como técnicas de indexação, produção de conteúdo qualificado, experiência do usuário, link building e gestão de performance. Também conhecido popularmente no Brasil como “otimização de sites”, SEO é um acrônimo do inglês para Search Engine Optimization (que, em tradução livre, significa “otimização para mecanismos de busca).

No princípio, o SEO estava muito mais próximo de profissionais de tecnologia e desenvolvimento, mas com o passar do tempo foi ficando mais complexo e envolve, hoje, diversas competências como tecnologia, marketing e comunicação. SEO é a arte de orquestrar isso tudo! Desde blogueiros e empreendedores a empresas de pequeno a grande porte investem em SEO por diversos motivos: desde inovação, passando por criação de reputação da marca, até geração efetiva de tráfego, leads e vendas.

Na prática, como isso funciona?

Relevância: Para um site ficar bem posicionado, o primeiro passo é possuir boa indexação, conteúdo de qualidade e proporcionar a melhor experiência para o consumidor. O seu site é relevante se for, de fato, o melhor resultado para uma determinada pesquisa.

Autoridade: Além da Relevância, os mecanismos de busca avaliam a Autoridade do seu site, que é basicamente a reputação dele na Internet. Como ele faz isso? Simplesmente, medindo os hyperlinks de outros sites para o seu e a quantidade de buscas pela sua marca.

Performance: Quanto um site possui Relevância e Autoridade, ele alcança Performance. Performance vai desde estar nas primeiras posições do Google para uma palavra, receber tráfego e atingir seus objetivos de marketing (como conversões).

Conheça os 5 Melhores Benefícios de Aplicar Estratégias de SEO

Dentre as ferramentas e táticas de Marketing Digital, o SEO é uma das que mais proporciona benefícios, tanto para branding quanto para gerar resultados.

Isso porque os resultados de SEO agem tanto na percepção e conhecimento da marca, quanto na geração de performance efetiva (tráfego, leads e vendas.)

Como cada empresa é única, os benefícios podem variar de marca para marca. Conheça aqui os principais:

  1. Gerar Tráfego: além de todos os aspectos intangíveis acima, o SEO bem feito irá aumentar o número de visitas do site.
  2. Leads: leads são contatos ou dados de pessoas potencialmente interessadas em seu produto; com o tráfego qualificado gerado com SEO considere gerar mais leads.
  3. Vendas: sim, o SEO também gera vendas de forma mensurável e direta: a busca orgânica é responsável por 32% das vendas do comércio eletrônico brasileiro. (Fonte: Conversion)
  4. Influência na decisão de compra: brasileiros confiam 77% mais em busca orgânica que links patrocinados, o que indica que o SEO irá ajudar o consumidor a decidir o que comprar (Fonte: Conversion)
  5. Reputação de marca: o consumidor reconhece uma marca nas primeiras posições do Google como líder daquele segmento.

E ai, o que achou? Estamos aqui para te escutar: