Antes de mais nada, você sabe dizer o que é um lead? Lead são os potenciais clientes de um determinado negócio. E, de maneira bruta, podemos definir como lead orgânico aquele cliente que chega até o local por conta própria, através de pesquisas, e lead pago o cliente que chega através de anúncios e propagandas.Que tal um exemplo para entender melhor? 

lead-organico

Vamos supor que você esteja procurando um bom restaurante para ir, e resolve fazer uma pesquisa com seus amigos, sendo que cada amigo indica um restaurante diferente e você acaba escolhendo um para ir, este é o lead orgânico, sem custos para o restaurante, apenas o bom e velho “boca a boca”. 

Agora, vamos supor que você tenha visto um comercial na televisão, ou um anúncio qualquer, sobre um restaurante incrível e queira muito ir para conhecê-lo, este é o lead pago, o restaurante chamou sua atenção através de um anúncio.

lead-organico

Em um mundo ideal, qual dos dois você acha que o restaurante iria preferir para atrair clientes? Conseguir leads através do bom e velho “boca a boca” ou investindo pesado em anúncios para que os leads venham até o restaurante?

No mundo do Marketing Digital esta diferença é vista mais claramente. Aqui o Google faz o papel do amigo conselheiro, ou seja, sempre que você pesquisa um termo qualquer no Google ele te apresenta diversas opções de site para aquele tema, no qual você clica no que julgar melhor e é redirecionado até este site, você é lead orgânico para este site. Em contrapartida, se você chegar até este mesmo site através de anúncios em outros sites, então você está contribuindo para o lead pago deste site.

Novamente nós retornamos a pergunta, qual tipo e lead você acredita que um site desejaria mais? Entretanto, de nada adianta ser o último na página de pesquisas do Google, e é exatamente por isso que a briga dos sites por quem irá ocupar a página inicial do Google e usufruir dos leads orgânicos é grande, contar com uma agência de marketing digital como a Code Marketing faz toda a diferença nessas horas. Afinal de contas, quem não iria preferir que os clientes cheguem até ele por conta própria?